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6 atitudes para manter o time feliz, engajado e produtivo

Quando a locutora da premiação anunciou “Tawil Comunicação” como a Nº 1 Melhor Empresa para Trabalhar do Great Place To Work Brasil em nosso segmento, em julho passado, para além da euforia daquele momento inesquecível, tive uma confirmação: você não precisa ser a maior, a que mais fatura ou a mais famosa para ser a melhor empresa para trabalhar.


Para sermos desejados por clientes e profissionais de mercado, para mantermos o nosso time feliz e produtivo, precisamos garantir apenas uma coisa: que os nossos talentos (como chamo os nossos colaboradores) sejam bem atendidos. Porque são eles, os funcionários, os primeiros clientes de qualquer empresa.





Reconhecer o seu progresso, orientando-os de forma construtiva, não deve ser diferencial e sim rotina — assim como delegar e cobrar entregas com responsabilidade e transparência.


E para que o trabalho da agência caminhe na direção certa, de maneira saudável e equilibrada, como gestor estabeleci um conjunto de ações (que não foram implementadas da noite para o dia) que exercitam o foco, aumentam o engajamento, estimulam o espírito de equipe e desenvolvem o bom clima organizacional.


Divido aqui com você seis atitudes acertadas que tomei para manter o meu time feliz, engajado e produtivo:


Adotei a flexibilidade Resultados diferentes demandam atitudes diferentes. Desde o ano passado, nossos talentos vêm experimentando o trabalho remoto. As horas perdidas em ônibus, trens e metrôs revertem-se em foco, entrega e, claro, qualidade de vida. Começamos com o benefício quinzenal e, em 2020, estamos testando o flex office semanal.

Demonstro que todos importam Ouvir o time é importante, aplicar aquilo que se discutiu com ele mais ainda. Equipes engajadas e propositivas dão vida a boas ideias. No nosso caso, sugestões são compartilhadas sempre que aparece uma oportunidade. E introduzidas. A depender da dinâmica da sua empresa, elas podem ser debatidas em reunião, via intranet, apps ou nas conversas do dia a dia. Importante é o gestor estar aberto.


Feedbacks sinceros me interessam Semanalmente em grupo, mensalmente de maneira individual, e diariamente em doses homeopáticas, dou e recebo feedbacks da equipe. Saber como cada colaborador está se desenvolvendo, reconhecê-lo por isso e compreender em quê a agência pode melhorar gera confiança mútua e respeito, aumenta a produtividade e decisões assertivas.


Valorizo as pausas Trabalhamos duro e valorizamos o descanso. Colaboradores que respiram retornam das pausas leves e focados. Desde 2017, inspirados pelo LinkedIn Day, um programa de empoderamento de funcionários do LinkedIn fora do escritório, criamos o Tawil Day, um Day Off mensal concedido a cada colaborador para que ele faça o que bem entenda. Um benefício aguardado e que nos diferencia interna e externamente.


Celebramos! Aniversário do colaborador, o aniversário dele na empresa, uma conta nova, entregas de projetos, Carnaval, Páscoa, Natal, pré-férias coletivas... Não importa. Sair da rotina indo a um restaurante, abrindo um bolo à tarde ou começando o dia em uma padaria transforma o ambiente e proporciona experiências singulares para todos. A gente se diverte e ainda compartilha aprendizados sob outra perspectiva.


Eu erro rápido Errar não é problema, desde que você assuma o erro e se recupere a tempo. Colabores respeitam gestores que erram porque isso demonstra o óbvio: eles também são humanos. Mas atenção: persistir no erro, a depender de sua natureza, pode ser fatal.



*Marc Tawil é empreendedor e comunicador multiplataforma. É head da Tawil Comunicação, Nº 1 LinkedIn Brasil Top Voices & Live Broadcaster e apresentador do podcast Autoperformance, na Rádio Jovem Pan. É também autor de HarperCollins Brasil, editora pela qual publica, em 2020, o livro “Seja Sua Própria Marca”.


Fonte: Época Negócios

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